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8 benefícios fundamentais do marketing de conteúdo

Segundo dados da Content Trends, 73% das empresas brasileiras utilizam o marketing de conteúdo como estratégia para atrair e engajar potenciais clientes.

Para tanto, induzir a uma percepção positiva de sua marca – por meio de conteúdos relevantes e valiosos para o cliente – é o primeiro passo rumo à fidelização.

O marketing digital não é apenas uma tendência de mercado, mas um investimento indispensável para a visibilidade on-line.

Se você deseja saber mais sobre os benefícios do marketing de conteúdo para o seu negócio, não deixe de conferir o nosso blog em primeira mão!

1. Aumento do tráfego do seu site

Você sabia que o Google é a principal plataforma de informação para 86,7% dos brasileiros? Isso significa que, por meio da criação de conteúdo relevante, o seu site pode se tornar mais convidativo para novos clientes.

A partir de um sistema de otimização, o seu site pode estar mais bem posicionado nos motores de busca.

2. Brand awareness

Brand awareness é uma métrica que mede o reconhecimento da sua marca e a preferência dos clientes pelos seus serviços. Por meio dela, a produção de conteúdo voltada para as necessidades do público-alvo gera notoriedade.

3. Engajamento

A percepção positiva de sua marca possibilita a criação de vínculos seletivos, consequência da produção de conteúdos de qualidade. Para criar engajamento, você deve descobrir qual é o seu público-alvo, bem como suas preferências e desejos.

Além disso, diferentes plataformas de atendimento podem promover a proximidade da sua empresa com o cliente a partir da escolha que mais o agrada.

Dessa forma, as redes sociais podem ser um veículo fundamental para que o seu negócio ganhe maior visibilidade.

Um ponto importante é mensurar os resultados das suas ações para acompanhar a evolução do engajamento e aprimorar escolhas pouco efetivas.

4. Educação de mercado

Se o seu público-alvo não entende o mercado em que você está inserido e a utilidade dos serviços que você oferece, é preciso direcionar a atenção para conteúdos que respondam às dúvidas dos clientes. Assim, a qualidade do conteúdo gera satisfação e consciência sobre o seu produto.

5. Facilidade de fechar negócio

É importante ressaltar que a produção de conteúdo deve ser pautada em objetivos predefinidos. Tal perspectiva tem por finalidade guiar os leads para a tomada de decisão. Para tanto, um bom planejamento antes da criação é fundamental.

6. Geração de leads

Com base em informações específicas de contato, o marketing de conteúdo tem se tornado um aliado na obtenção de potenciais clientes.

Mas o que isso significa? A geração de leads se configura como o principal objetivo de mais de 64,7% das empresas brasileiras, alcançando resultados até 3,2 vezes maiores do que aquelas que não utilizam o marketing como estratégia.

Mesmo sem a produção de conteúdo regularmente, você pode fechar negócios por meio da fidelização dos clientes em longo prazo.

7. Aumento do lifetime value

Já ouviu falar sobre o termo lifetime value? Trata-se de todo o valor gasto por seu cliente com serviços e/ou produtos da sua empresa.

Esse conceito busca ressaltar a importância de manter o engajamento por meio do marketing de conteúdo, uma vez que é menos custoso fazer negócios com pessoas que já conhecem a sua empresa do que atrair novos clientes.

Assim, oferecer descontos e newsletters exclusivas é uma excelente ideia!

8. Redução do custo de aquisição de clientes

Quanto você investe para atrair um novo cliente? Se a receita gerada por ele supera as despesas e gera lucro, isso pode ser um ótimo sinal! Avalia-se que quanto menor o custo de aquisição de clientes (CAC) melhores serão os resultados.

Atualmente, muitas empresas investem em mídias pagas. Embora sejam ferramentas efetivas, trazem um oneroso custo para a obtenção de clientes.

Pensando nisso, o marketing de conteúdo surge como estratégia para sanar dúvidas de clientes e até mesmo de funcionários que podem ser questionados sobre os seus serviços. Assim, podemos transformar pessoas em leads e construir autoridade no mercado.

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