DOA COMM

Descubra como as redes sociais estão relacionadas com as práticas em saúde

Hoje em dia, as buscas por informações sobre saúde mudaram, assim como o relacionamento entre pacientes e profissionais, o que é uma consequência do uso das tecnologias, a cibercultura. Afinal, quem nunca ouviu falar do “Dr. Google”? Segundo a pesquisa “Jornada Digital do Paciente”, feita pelo Minha Vida, perto de 94% dos participantes buscam informações sobre saúde na internet. A televisão esteve colocada em segundo lugar, 52%, e as revistas ficaram na terceira colocação, 44%. Eis que surge a figura do paciente expert, aquele que pesquisa todas as informações on-line sobre a sua saúde em sites, blogs e redes sociais.

Mas esse novo cenário pode ser usado de forma benéfica aos profissionais da área da saúde, o ciberespaço permite reunir informações úteis para os seus pacientes e ainda é uma oportunidade para divulgar o seu próprio trabalho. As buscas possibilitam que os internautas encontrem os profissionais, que podem estar presentes nas redes sociais, sites de opinião e aplicativos de marcação de consulta.

Diante disso, para que você possa ter uma presença adequada no ciberespaço, confira essas dicas:

1 – Dê informações úteis e de qualidade à população – uma informação precisa pode ajudar muitas pessoas a prevenir doenças graves ou ir em busca de tratamentos adequados.

2 – Conquiste e fidelize pacientes – conteúdos de qualidade dentro de sua área de atuação, com certeza, serão uma boa tática de conquistar mais pacientes. Um profissional que se preocupa e cuida das necessidades do paciente será bem visto. As informações possibilitam que os seus pacientes estejam bem informados e em dia com as consultas.

3 – Conscientização ao público – a alta demanda de buscas sobre saúde na internet nos mostra um aspecto animador: as pessoas estão interessadas em se cuidar. Nas publicações, é preciso haver recomendações a respeito da importância de marcar uma consulta, para que cada caso seja avaliado individualmente por um profissional capacitado. Essa informação é extremamente importante para informar e conscientizar os pacientes que só o “Dr. Google” não pode tratá-los.

É importante sempre estar atualizado com as últimas publicações e estudos, além de investir em marketing, pois com certeza isso refletirá em diversos benefícios aos seus atendimentos!

Fonte:

-https://rockcontent.com/blog/marketing-na-area-da-saude/

https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/pesquisa-diz-que-94-das-pessoas-buscam-informacoes-online-relacionadas-saude-20595132.html

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232018001003357&lng=pt&nrm=iso

Mande mensagem pelo WhatsApp