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O primeiro passo para transformar seguidores do Instagram em pacientes para a sua clínica

Conquistar novos pacientes é um dos maiores desafios enfrentados pelas clínicas hoje em dia. Nesse contexto, as mídias sociais têm ganhado grande destaque como aliadas na conquista de novos pacientes.

Segundo a Social Media Trends, o Instagram se configura como a mídia social de maior crescimento, atingindo 80,2% mais adeptos e se consolidando como a segunda colocada em preferência no Brasil (dados de 2018). Trata-se de um canal de comunicação focado no compartilhamento de fotos e vídeos de curta duração e que além dos conhecidos posts ou “postagens” também possibilita a interação de pessoas por meio de directs (mensagens), stories (fotos e vídeos que desaparecem após 24 horas) e do IGTV (transmissões de vídeo ao vivo). 

Fala-se muito no potencial do Instagram como ferramenta para trazer novos pacientes para um profissional ou uma clínica, mas raramente explica-se como isso pode ser feito na prática. A seguir, descreverei dois tipos de perfis muito frequentes nessa rede social.

PERFIL ANUNCIANTE
O que notamos é que existe uma grande quantidade de perfis de dentistas e médicos que simplesmente “anunciam” seus serviços por meio de posts com a descrição dos principais tratamentos. Não há nada de errado com isso, porém, a realidade é que mesmo oferecendo anúncios pagos o Instagram não foi desenhado para ser uma plataforma de vendas, mas sim uma rede de relacionamentos e a grande maioria das pessoas não estará interessada em comprar enquanto utiliza o aplicativo. Assim, a maioria desses perfis que só anunciam não será eficaz para atrair o interesse de novas pessoas.

PERFIL PROFESSOR
Existe outra infinidade de perfis, alguns com excelente qualidade, que divulgam conteúdo informativo para seus seguidores. Esses perfis são um avanço em relação ao “perfil anunciante” citado acima e se baseiam na lógica de que para virar autoridade nas mídias digitais é necessário demonstrar e compartilhar conhecimento. Já que esse conhecimento ajudaria os seguidores de alguma forma, seria uma questão de tempo até o profissional virar uma referência no Instagram. Porém, na prática, mesmo oferecendo conteúdo de alta relevância, esses perfis nem sempre resultam em construção de autoridade ou na geração de novos pacientes para o profissional.

Então, como transformar seguidores do Instagram em pacientes?

Não existe uma única resposta, mas existe uma palavra que ajuda muito: relacionamento. Um traço muito comum nesses dois tipos de perfis profissionais do Instagram é que a comunicação costuma ser unidirecional e não estimula o seguidor a interagir, a assumir uma posição ativa (ou interativa). E, como já se dizia antes da internet existir, não existe relacionamento sem diálogo.

Uma das características comuns a todos os perfis bem-sucedidos nas mídias sociais é a interatividade. Sempre há um estímulo para deixar um comentário, uma pesquisa de opinião, uma interação no sentido inverso. Quando conscientes desse ambiente virtual mais acolhedor, mesmo pessoas que não interagem podem identificar-se, sentir-se mais incluídas e, quem sabe, mais propensas a agendar uma consulta. O importante é construir uma comunicação de mão dupla.

Assim, o primeiro passo para transformar o seu perfil em uma ferramenta de atração de pacientes é fugir do monólogo e buscar o diálogo. Depois de uma boa conversa, tudo fica mais fácil, não apenas para transformar seguidores em pacientes, mas também atrair mais seguidores.

Marcelo Kunisawa é cirurgião-dentista graduado pela FO-USP, coordenador de atendimento da DOA COMM e responsável pela estruturação de comunicação de diversos laboratórios de destaque em todo o Brasil.

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