DOA COMM

Descubra como as redes sociais estão relacionadas com as práticas em saúde

Atualmente, as buscas por informações sobre saúde mudaram, assim como o relacionamento entre pacientes e profissionais, o que é uma consequência do uso das tecnologias, a cibercultura.

Afinal, quem nunca ouviu falar do “Dr. Google”? Segundo a pesquisa “Jornada Digital do Paciente”, feita pelo Minha Vida, perto de 94% dos participantes buscam informações sobre saúde na internet.

A televisão esteve colocada em segundo lugar, 52%, e as revistas ficaram na terceira colocação, 44%. Eis que surge a figura do paciente expert, aquele que pesquisa todas as informações on-line sobre a sua saúde em sites, blogs e redes sociais.

Entretanto, esse novo cenário pode ser usado de forma benéfica aos profissionais da área da saúde, o ciberespaço permite reunir informações úteis para os seus pacientes e ainda é uma oportunidade para divulgar o seu próprio trabalho.

Se relacione com os seus pacientes através das redes sociais

As buscas possibilitam que os internautas encontrem os profissionais, que podem estar presentes nas redes sociais, sites de opinião e aplicativos de marcação de consulta.

Diante disso, para que você possa ter uma presença adequada no ciberespaço, confira essas dicas:

1 – Dê informações úteis e de qualidade à população – uma informação precisa pode ajudar muitas pessoas a prevenir doenças graves ou ir em busca de tratamentos adequados.

2 – Conquiste e fidelize pacientes – conteúdos de qualidade dentro de sua área de atuação, com certeza, serão uma boa tática de conquistar mais pacientes.

Ou seja, um profissional que se preocupa e cuida das necessidades do paciente será bem visto. As informações possibilitam que os seus pacientes estejam bem informados e em dia com as consultas.

3 – Conscientização ao público – a alta demanda de buscas sobre saúde na internet nos mostra um aspecto animador: as pessoas estão interessadas em se cuidar.

Consequentemente, nas publicações, é preciso haver recomendações a respeito da importância de marcar uma consulta, para que cada caso seja avaliado individualmente por um profissional capacitado.

Dessa forma, a informação é extremamente importante para informar e conscientizar os pacientes que só o “Dr. Google” não pode tratá-los.

Portanto, é importante sempre estar atualizado com as últimas publicações e estudos, além de investir em marketing, pois com certeza isso refletirá em diversos benefícios aos seus atendimentos!

Fonte:

-https://rockcontent.com/blog/marketing-na-area-da-saude/

https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/pesquisa-diz-que-94-das-pessoas-buscam-informacoes-online-relacionadas-saude-20595132.html

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232018001003357&lng=pt&nrm=iso

Mande mensagem pelo WhatsApp